O que é AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?

O Auto de Vistoria do corpo de bombeiros, o AVCB é um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, onde diz que o local foi vistoriado e está dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).

No caso de que o Corpo de Bombeiros, relate que o local não cumpre com as normas de segurança contra incêndio, o laudo do AVCB não é emitido e será marcada uma nova vistoria, para que possam ser feitas as devidas adequações.


Qual é o objetivo do AVCB

Um dos objetivos do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do Controle de Incêndio e pânico e ajuda o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento.

Caso não houvesse a necessidade de renovar o AVCB, é provável que em muitas edificações fossem instalados os equipamentos de combate e controle de incêndio e os responsáveis se esquecessem de manter esse aparato sempre em condições de uso.

É proteger o local em caso de incêndio, com as devidas regulamentações. Vários pontos devem ser aplicados na hora de renovar ou obter seu laudo AVCB, e devem ser sempre monitorados pelo zelador, para que não haja falta ou perda dos equipamentos de controle de incêndio. Caso não houvesse a renovação do laudo do AVCB, seria possível haver equipamentos defasados ou degradados, onde seria primordial, o seu bom funcionamento em caso de um eventual incêndio.


Como obter o AVCB

A Brasfic engenharia, auxilia sua empresa na obtenção do Laudo AVCB. Onde passamos todos os dados necessários e elaboramos projetos técnicos de prevenção e combate a incêndios atendendo todas as normas vigentes e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros. Contate agora mesmo a Brasfic.


Validade do AVCB

A Validade do AVCB, varia de acordo a região. No estado de São Paulo, por exemplo, pode durar de 1 a 3 anos, de acordo com o tipo de cada edificação e para que será usada. Já em outros estados pode variar, por isso é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros da sua região.


Quando preciso renovar o AVCB

Não há muito segredo quanto a renovação do AVCB, ele terá que ser renovado sempre que vencido, conforme os prazos especificados no item acima. No caso de alterações muito significativas na edificação, será necessária uma nova vistoria no local.


A importância do AVCB

O AVCB além de exigido para a liberação da edificação, também é importante para a segurança do local, principalmente se falamos de um local frequentado por muitas pessoas como escolas, edifícios, estabelecimentos, enfim.

Além de protejer as pessoas no caso de um eventual incêndio, é o AVCB que garante o reenbolso da seguradora, caso o seu estabelecimento no caso, esteja segurado. Caso não esteja em dia com o AVCB, a seguradora poderá negar pagar o prejuízo.