Como renovar AVCB

Qual é o prazo de validade para a Renovação do AVCB?

A validade do AVCB pode ser de 1, 2 ou até 3 anos, dependendo do uso da edificação. Deve-se levar em consideração que os prazos para renovação, variam de acordo a região do país, Sempre é prudente, perguntar ao Corpo de Bombeiros do seu estado.


Por que é importante da Renovação do AVCB?

Porque é um documento obrigatório por lei para edificações residenciais, comerciais e industriais. Também é um dos principais documentos que os órgãos de fiscalização utilizam antes de liberarem e fornecerem o alvará para funcionamento de um local. E as seguradoras utilizam para fecharem um contrato.

Neste caso, se o AVCB não estiver renovado, a seguradora em um eventual incêndio, poderia invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

Embora os prazos sejam diferentes, os itens verificados pelo Corpo de bombeiros em suas vistorias seguem sempre as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Ao expirar o prazo de validade do AVCB, ou até mesmo antes disso, é necessário que os responsáveis pelo condomínio façam o pedido de renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.

Neste caso a Brasfic é uma empresa de engenharia legalmente habilitada que elabora o laudo técnico para atestar as condições adequadas de funcionamento e manutenção de todas as medidas e equipamentos de segurança estabelecidos assim como a emissão do primeiro AVCB, como estava aprovado, confirmando a sua validade ou atualização.

Com o laudo em mãos, os responsáveis deverão apresentar ao Corpo de Bombeiros a documentação exigida para renovar o ACVB. Vale ressaltar que alguns itens, como os extintores de incêndio, necessitam serem renovados anualmente, mesmo que a validade do AVCB seja de três anos.