O que é o AVCB?

O Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica que o local apresentava todos os requisitos necessários para atendimento às normas de segurança e instruções técnicas vigente no momento da vistoria.

Confira este vídeo, onde explica detalhadamente o que é o AVCB e como funciona

Para cada processo de obtenção ou renovação de AVCB o solicitante tem direito a 2 vistorias. Se na primeira vistoria os requisitos necessários não estiverem de acordo com as normas e instruções técnicas vigentes, o Corpo de Bombeiros irá emitir um comunique-se indicando as adequações necessárias. Após a execução das adequações o solicitante o solicitante deve solicitar a segunda vistoria.


Para que serve o AVCB

Para assegurar que todos equiamentos e instalações de prevenção e combate a incendios estão operando corretamente, podendo ser utilizados no caso de algum incendio.

Um dos objetivos do AVCB é monitorar as edificações quanto ao cumprimento do Controle de Incêndio e pânico. Também ajuda o Corpo de Bombeiros a organizar as vistorias a serem realizadas periodicamente, de acordo com o vencimento do documento.

Vários pontos devem ser aplicados na hora de obter ou renovar o AVCB, e devem ser sempre monitorados pelo zelador, para que não haja falta ou perda dos equipamentos de controle de incêndio.

Como obter o AVCB


Para obtenção do AVCB é necessário ter um Projeto Técnico aprovado junto ao Corpo de Bombeiros.

O Projeto Técnico é um projeto que apresenta todos os equipamentos, instalações e bases de cálculos necessários para atendimento as normas e instruções técnicas vigentes.

O Projeto Técnico deve ser apresentado no Corpo de Bombeiros, por uma empresa especializada através de profissional habilitado, para analise e aprovação.

Caso o projeto seja aprovado, o solicitante deve se certificar de que todos equipementos e instalações existentes na edificação, estejam de acordo com as apresentadas no projeto.


Após o projeto técnico finalizado e entregue ao Corpo de Bombeiros mais próximo da sua edificação, ele será analisado.

Caso aprovado, você deverá colocar em prática tudo o que foi incluído no projeto, pois sua edificação passará por uma nova vistoria no final, onde se aprovado, será emitido o AVCB.


Para todo o processo tanto para obter ou renovar o AVCB, você deve procurar uma empresa responsável que lhe dará todo o suporte, desde o inicio até a entrega do AVCB, como a Brasfic Engenharia, que auxiliará sua empresa na obtenção o AVCB.

A Brasfic fará toda a análise necessária e lhe dará todos os dados necessários e para elaboração de projetos técnicos de prevenção e combate a incêndios, atendendo todas as normas vigentes e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros. Contate agora mesmo a Brasfic.

Validade do AVCB

A validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) pode variar de acordo com a altura e categoria de risco das edificações.

Em São Paulo por exemplo, o AVCB geralmente é valido por:

3

anos

a

5

anos


Quando devo renovar o AVCB?


Após o termino do prazo de validade do AVCB, será necessário fazer sua renovação junto ao Corpo de Bombeiros.

Saíba mais informações sobre Renovação do AVCB.

Para este processo o solicitante deverá procurar uma empresa especializada, que precisará apresentar um laudo técnico de vistoria para orientar a execução de possíveis manutenções ou adequações a serem realizadas, (caso existam), mantendo assim o atendimento a todos os itens constantes no Projeto Técnico já aprovado anteriormente.

Qual a importância do AVCB na minha edificação?

O AVCB além de exigido para a liberação da edificação, também é importante para a segurança do local, principalmente se falamos de um local frequentado por muitas pessoas como escolas, edifícios, estabelecimentos, etc...

Além de protejer as pessoas no caso de um eventual incêndio, é o AVCB quem garante o reembolso da seguradora, se o sua edificação no caso, esteja segurada. Caso não esteja em dia com o AVCB, a seguradora poderá negar pagar o prejuízo.

Preservar a vidas

Preservar o patrimônio

Ser ressarssido pela seguradora em caso de incêndio

Evitar multas, processos ou fechamento do local

Como é feita a fiscalização do AVCB

Não há uma regra para a fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros.

Geralmente, todas as visitas são feitas de surpresa, resultado de alguma provável denúncia feita por alguém.

Então resumindo, nunca se sabe bem, quando o Corpo de Bombeiros da sua região virá bater na sua porta e fazer uma fiscalização surpresa.

Por isso é importantante estar em dia com o seu AVCB.


Está precisando obter ou renovar o AVCB?